Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Itanhaém, São Paulo, Brazil
Leonardo Boff diz: "Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam." esse tem sido meu lema.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

2010 inicia...

O ano de 2010 foi mágico...


O ano inicia com o desafio de colocar em palavras um ideal que até o momento era apenas utopia ...

Destaco a realização de parte da música: Tupã Canoampy (Com Cristo no Barco), quando utilizamos as bolinhas de papel que o furador forma, esse foi um dia blaster interessante, afinal eles puderam formar um texto com a utilização do alfabeto apenas.



Aproveitei que tratávamos da chegada dos portugueses aqui no Brasil e dessa forma, não houve comunicação a priori; somente com o passar de dias os moradores antigos e novos puderam manter algum tipo de comunicação.

Expliquei – os que a comunicação fora comprometida por que os índios falavam em tupi guarani e os “descobridores” em português, então eu encenei a música que cantei em tupi guarani e esperei que eles tentassem descobrir o significado de cada trecho que compunha a música sinalizada em LIBRAS.

 

Foi uma situação importante, porque eles tiveram como buscar formas de realizar a leitura, mas não a leitura caderno, lápis ou outro material similar; nesse caso, a leitura se dava nas “descobertas”.

Após conversa percebi que eles haviam internalizado a ideia da inclusão, porque notavam os sinais e esse foi o ponto de vínculo com as crianças e a “descoberta” do significado da letra da música.

Esse dia foi memorável, pois foi essa música que apresentamos na inauguração da nova unidade de nossa escola (se deu quase no final do ano) e todos ficaram imensamente felizes porque a primeira Dama, bem como o  excelentíssimo senhor prefeito, vieram nos dizer o qual relevante fora o momento da música.

Infelizmente o ano chegou ao fim e nós tivemos que continuar a caminhada com novos profissionais em nossas vidas; eu fui para outra Unidade Escolar e os meus alunos, superando algumas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário